sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Conceitos JAVA


Antes de começarmos a colocar a mão na massa segue alguns conceitos que serão uteis para iniciarmos a codificação esses conceitos levam em consideração que você já conheça orientação objeto.

Programa Java

Um programa Java é principalmente uma coleção de objetos falando com outros objetos através de métodos. Cada objeto é de um tipo, e esse tipo é definido por uma classe ou interface. A maioria dos programas em Java usa uma coleção de objetos de muitos tipos diferentes.
  • Classe é um modelo que descreve os tipos de estado e de comportamento que os objetos do seu tipo podem ser.
  • Objeto no momento da execução, quando a Maquina Virtual Java (Java Virtual Machine ou JVM) encontra a palavra new, ela usa a classe apropriada para criar o objeto que será uma instancia dessa classe. Esse objeto terá o seu próprio estado e terá acesso a todos os comportamentos definidos pela sua classe.
  • Estado (variáveis de instancias) cada objeto (instancia de uma classe) terá o seu conjunto único de variáveis de instancias conforme definido na classe. Coletivamente, os valores atribuídos as variáveis de instancia de um objeto compõem o estado do objeto.
  • Comportamento (métodos) quando um programador cria uma classe, ele cria métodos para essa classe. É nos métodos que a lógica da classe é armazenada. Nos métodos, o verdadeiro trabalho é realizado. É neles que os algoritmos são executados e que os dados são manipulados.

Identificadores e Palavras-chave

Todos os componentes Java (classes, variáveis, e métodos) precisam de nomes, esses nomes são conhecidos como identificadores e existem algumas regras para estes identificadores para mais detalhes sobre estas regras veja o post Identificadores e JavaBeans.

Herança

Fundamental para o Java e outras linguagens orientadas a objetos é o conceito de herança, que permite ao código definido em uma classe ser reutilizado em outras classes. Em Java, você pode definir uma superclasse geral (mais abstrata), e depois estendê-la com classes mais especificas. A superclasse não sabe nada sobre as classes que herdam dela, mas todas subclasses que herdam a superclasse devem declarar explicitamente a relação de herança. Uma subclasse que herda de uma superclasse recebe automaticamente as variáveis de instancias acessíveis e os métodos definidos pela superclasse, mas também é livre para substituir os métodos da superclasse podendo definir comportamentos mais específicos.

Interfaces

Um poderoso companheiro da herança é o uso de interfaces. A interface é uma espécie de superclasse 100% abstrata que define os métodos que uma subclasse deve suportar, mas não como esse suporte deve ser implementado. Em outras palavras, uma interface não oferece nenhuma lógica para os métodos, deixando a cargo das classes que implementam a interface a implementação destes métodos.


Qualquer problema ou duvida ou caso tenham algo a acrescentar fiquem a vontade.

Grato pela atenção,
Att,
Diego

Nenhum comentário:

Postar um comentário