Antes de começarmos
a colocar a mão na massa segue alguns conceitos que serão uteis para iniciarmos
a codificação esses conceitos levam em consideração que você já conheça
orientação objeto.
Programa Java
Um programa Java é
principalmente uma coleção de objetos falando com outros
objetos através de métodos. Cada objeto é de um tipo, e esse
tipo é definido por uma classe ou interface. A maioria dos programas em Java
usa uma coleção de objetos de muitos tipos diferentes.
- Classe é um modelo que
descreve os tipos de estado e de comportamento que os objetos do seu tipo
podem ser.
- Objeto no momento da
execução, quando a Maquina Virtual Java (Java Virtual Machine ou JVM)
encontra a palavra new, ela usa a classe apropriada para criar o objeto
que será uma instancia dessa classe. Esse objeto terá o seu próprio estado
e terá acesso a todos os comportamentos definidos pela sua classe.
- Estado (variáveis de
instancias) cada objeto (instancia de uma classe) terá o seu
conjunto único de variáveis de instancias conforme definido na
classe. Coletivamente, os
valores atribuídos as variáveis de instancia de um
objeto compõem o estado do objeto.
- Comportamento
(métodos) quando um programador cria uma classe, ele cria métodos para essa
classe. É nos métodos que a lógica da classe é armazenada. Nos métodos, o
verdadeiro trabalho é realizado. É neles que os algoritmos são
executados e que os dados são manipulados.
Identificadores e Palavras-chave
Todos os
componentes Java (classes, variáveis, e métodos) precisam de nomes,
esses nomes são conhecidos como identificadores e existem algumas regras para
estes identificadores para mais detalhes sobre estas regras veja o post
Identificadores e JavaBeans.
Herança
Fundamental para o
Java e outras linguagens orientadas a objetos é o conceito de herança, que
permite ao código definido em uma classe ser reutilizado em outras classes. Em
Java, você pode definir uma superclasse geral (mais abstrata), e depois
estendê-la com classes mais especificas. A superclasse não sabe nada sobre as
classes que herdam dela, mas todas subclasses que herdam a superclasse devem
declarar explicitamente a relação de herança. Uma subclasse que herda de uma
superclasse recebe automaticamente as variáveis de
instancias acessíveis e os métodos definidos pela superclasse, mas também é
livre para substituir os métodos da superclasse podendo definir comportamentos
mais específicos.
Interfaces
Um poderoso
companheiro da herança é o uso de interfaces. A interface é uma espécie de
superclasse 100% abstrata que define os métodos que uma subclasse deve
suportar, mas não como esse suporte deve ser implementado. Em outras palavras,
uma interface não oferece nenhuma lógica para os métodos, deixando a cargo das
classes que implementam a interface a implementação destes métodos.
Qualquer problema ou duvida ou caso tenham algo a acrescentar fiquem a vontade.
Grato pela atenção,
Att,
Diego
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